No mês passado, mencionamos que a poderosa Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, a responsável pelo Oscar, estava se atualizando. Ela resolveu implementar a votação on-line para suas próximas edições, facilitando o processo e sendo ecologicamente consciente – afinal, haja papel para manter um mailing de mais de 6 mil membros. Agora, mais novidades aparecem!
A Academia, para os mais íntimos, resolveu rever a maneira que contava os votos para montar sua lista de indicados a Melhor Filme. O novo sistema de voto permitirá que a categoria tenha de cinco a dez longas concorrendo ao prêmio para tornar a competição mais justa, de acordo com o presidente da Academia, Tom Sherak.
A partir de agora, para que um longa seja indicado, ele deve ter um mínimo de 5% de votos em primeiro lugar nas listas dos votantes. De acordo com Bruce Davies, executivo da Academia, após estudar os dados dos membros votantes, percebeu que eles gostaram de mais de cinco filmes, assim, não fazia sentido que o número ficasse estático. Agora, vai variar de acordo com os bons lançamentos de cada ano, deixando de lado a obrigação de cota mínima.
Outra categoria que também sofreu modificações foi a de Melhor Animação. A partir da próxima edição, não será mais necessário que haja uma votação que “ative” a categoria, ela estará presente nas premiações quando um mínimo de oito filmes tenham sido lançados no ano. Além disto, os efeitos visuais também ganharam com as mudanças. Com o aumento de sua importância nas produções atuais, o número de semifinalistas passou de sete para dez e o número total de indicados passou de três para cinco.
Apesar de mostrar grandes mudanças, a Academia tem o hábito de rever suas regras anualmente, tentando se adequar sempre à evolução da indústria. Com todas essas novidades, o número de produções que concorrerão em cada edição do prêmio será anunciado somente quando a lista final com indicados for divulgada. A primeira lista com as novidades será conhecida em 24 de janeiro do ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário